Crise na Kallen continua

· AMIGOS
Autores

Cheganças

Crise na Kallen continua

Aproxima-se a hora decisiva, as trabalhadoras da Kallen continuam a sua luta em defesa dos seus postos de trabalho e direitos sociais, na minha opinião de forma exemplar.

A gerência da Kallen tentou encerrar definitivamente as suas instalações fabris e a partir do dia 3 de Dezembro passado, o gerente Sr. José António Soares abandonou definitivamente a fábrica. Tudo isto sem que fosse respeitada a legalidade, visto que tinha decidido avançar com processo de despedimento colectivo e de falência da empresa. E esta, só era possível com a decisão final do tribunal. Portanto, as trabalhadoras continuaram a trabalhar ordeira e disciplinadamente, mandataram a sua Comissão Sindical da empresa e a Direcção do Sindicato dos Têxteis para desencadear acções com o objectivo de anularem o processo de despedimento colectivo, na sua opinião sem fundamento, o que conseguiram durante uma reunião no IDICT – na delegação do Ministério do Trabalho em Vila Franca de Xira, onde o próprio advogado da empresa, veio a reconhecer não haver razões para manter o processo de despedimento, e ali mesmo desiste.

Entretanto, as trabalhadoras, vão produzindo e cumprindo os seus horários, até que, no dia 3 de Janeiro deste ano se acabou a nafta e por consequência, o combustível que alimentava os ferros de engomar, as prensas e o aquecimento da fábrica, contudo mantêm-se na empresa cumprindo o horário de trabalho, reunindo com o seu Sindicato fazendo plenários, para ouvir informações e tomar decisões, até que no passado dia 14, realizaram o último, em que tive oportunidade de participar e ao vivo poder aperceber-me da dignidade da sua postura e das razões que as trabalhadoras têm patenteado ao longo deste processo.

Este plenário aprovou uma Resolução onde faz o registo histórico do processo, onde avulta uma informação dada pelo advogado da empresa como razão do Sr. Michael Ruscassie, para justificar a decisão da multinacional Vet France Disfra, para fechar a fábrica, com esta frase :”Je suis fatigué” (estou cansado). É com esta a alegação um tanto caricata, que o patrão da Kallen justifica o encerramento de uma empresa onde trabalham mais de 120 trabalhadores, na esmagadora maioria mulheres.

Nesta Resolução que os trabalhadores aprovaram por unanimidade, deliberaram que deviam manifestar publicamente o seu entendimento de que estão a ser violentamente ofendidos nos seus direitos fundamentais. Situação que consideram inaceitável num estado de Direito Democrático, como é o nosso e por isso decidiram solicitar audiência aos Ministros da Economia e Finanças, Trabalho e Solidariedade e Negócios Estrangeiros, bem como enviar esta Resolução ao Sr. Presidente da República, Sr. Presidente da Assembleia da República, Grupos Parlamentares, Sr. Primeiro-ministro, Sr. Procurador-Geral da República e Câmara Municipal de Alenquer.

Neste caso que afecta o nosso Concelho de forma particular é de elementar justiça, sublinhar o que para os Trabalhadores do seu Sindicato é óbvio: Que a falta de resposta da Kallen para regular o pagamento de salários e subsídio de Natal aos trabalhadores e retomar a normal laboração da fábrica, é a prova definitiva das suas reais intenções – fazer cessar imediatamente o direito ao trabalho – argumentando com o processo de falência, para não proceder ao pagamento de salários e subsídio de Natal que rondam neste momento mais de 200 mil contos, lançando os trabalhadores como os primeiros credores da empresa, bem como das respectivas indemnizações. Haja justiça!



Bento Luis


in Jornal D’Alenquer, 1 de Fevereiro de 2000, p. 6
©Bento Luís (2000)



Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s