Homenagem ao ex-delegado escolar de Alenquer

· AMIGOS
Autores

Dr. Alberto Tapadinhas de Assunção

Homenagem ao ex-delegado escolar de Alenquer

Tapadinhas_AssunçãoNo passado dia 20 de Dezembro de 1999, foi prestada uma merecida homenagem ao ilustre castelovidense Dr. Alberto Tapadinhas de Assunção, na Quinta da Provença, em Alenquer, em virtude da sua recente passagem à situação de Aposentação. O evento foi da iniciativa de um grupo de professores do concelho de Alenquer.

Alberto Tapadinhas de Assunção, exerceu funções docentes neste concelho, tendo exercido as funções de Delegado Escolar de Alenquer durante mais de duas décadas. Exerceu, igualmente, outras funções de relevo, das quais se destacam as funções de Subdirector Escolar da extinta Direcção Escolar de Lisboa, Vogal do Conselho Pedagógico do Centro de Formação de Professores “Pêro de Alenquer”, Autor do Programa “A Escola e a Sociedade” na Rádio Voz de Alenquer, colaborador do Jornal “Nova Verdade”, Formador do Centro de Formação de Professores “João de Deus”, Formador no âmbito do Fundo Social Europeu, colaborador do “Jornal D’ Alenquer” e autor de algumas obras publicadas, nomeadamente, dois livros de Poesia, um dos quais, com o Título de “Murmúrios”, publicado pela Editora Colibri.

Na homenagem de que foi alvo e no tocante à celebração religiosa a cargo do seu amigo pessoal, Padre José Eduardo Martins, foi entoado, por um grupo de professores, o seguinte cântico:

    1. Estamos aqui Senhor para te louvar pela
    pessoa que ao longo de 20 anos foi nosso
    Delegado Escolar, sempre competente e que,
    acima de tudo, soube ser amigo,
    companheiro, colega.

    2. Estamos aqui para te louvar, por lhe teres
    dado a capacidade de saber ouvir … acalmar,
    sempre com discrição, guardando no silêncio
    os problemas de cada um.

    3. Queremos também pedir-Te que lhe dês
    a sabedoria de continuar a crescer
    integralmente como pessoa, valorizando-se
    a si mesmo e aos outros e, principalmente, que nunca
    deixe de ser nosso amigo.
    E, por isso, estamos aqui.

Após a cerimónia religiosa, foi servido o almoço a mais de uma centena de professores, educadores e auxiliares de acção educativa. De realçar ainda as presenças do Sr. Orlando Pereira, digno Vereador do Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Alenquer em representação do Exmº Sr. Presidente da mesma Edilidade, o Dr. Carlos Marques em representação do Sr. Director Regional de Educação de Lisboa e do Sr. Coordenador do Centro de Área Educativa do Oeste, o Sr. Dr. Louro em representação do Sindicato Nacional dos Delegados e Subdelegados Escolares do País, o Sr Dr. Mário Calçada, Director do Centro de Formação de Professores “Pêro de Alenquer”, o Sr. Inspector Principal Dr. Francisco Catarro, a Dr.ª Maria de Lurdes Neto, Ex-Directora Regional de Educação de Lisboa, Delegados de algumas Delegações Escolares, as Professoras Eugénia Tavares e Maria de Fátima Santos, responsáveis pela Delegação Escolar de Alenquer e ainda outras personalidades.

Após o almoço iniciou-se uma sessão de discursos e entrega de lembranças ao homenageado, relevando as lembranças dos docentes e auxiliares de acção educativa bem como a entrega ao Dr. Alberto Assunção das Medalhas de Honra da Câmara Municipal de Alenquer e do Sindicato Nacional dos Delegados e Subdelegados Escolares do País. Digna de registo foi a Deliberação da Câmara Municipal de Alenquer, transmitida a todos os presentes pelo Sr. Vereador Orlando Pereira, cujo conteúdo se transcreve parcialmente:

    “O Executivo Municipal, reunido no passado dia 13 de Dezembro, a propósito da recente aposentação de V.ª Exª no cargo de Delegado Escolar do Concelho de Alenquer, decidiu mandar exarar em acta uma referência ao trabalho desenvolvido por si ao longo dos muitos anos em que esteve à frente dos destinos e responsabilidades da Delegação Escolar de Alenquer.
    De facto, oferece-se à Câmara como relevante a prestação que desenvolveu enquanto Delegado Escolar, ganhando com a sua proficiência o conjunto dos agentes que gravitam no sistema educativo e escolar, com particular incidência os muitos professores em início de carreira.
    Merecem-nos, também, ênfase, as boas relações institucionais que manteve com a Câmara e Juntas de Freguesia, algo de indefectível bom-tom e sobriedade que importa deixar mencionado”.

Usaram ainda da palavra o Sr. Professor António Guapo que exaltou as qualidades profissionais, pessoais e poéticas do homenageado, O Sr. Professor Aniceto Diniz, o Dr. Carlos Marques, o Dr. Louro, o Sr. Dr. Francisco Catarro e o professor Campos que, com a família, veio propositadamente de Amarante para prestar a sua gratidão ao Dr. Alberto Assunção.

Seguiram-se mais algumas intervenções de colegas que, numa estratégia curiosa, prestaram a sua homenagem com a leitura de Poemas do homenageado. Destaque para a leitura de dois poemas do Dr. Assunção pela Sr.ª Dr.ª Maria de Lurdes Neto, amigos pessoais, que, ao ler o poema “Botão de Rosa” da autoria do Dr. Alberto Assunção, entregou à mãe do homenageado, D. Josefa Tapadinhas Nunes, um lindo botão de rosa, dizendo-lhe: “parabéns pelo filho que deu ao mundo”.

Finalmente, antes de partir o bolo onde se lia “A Palma a quem a Mereceu”, o Dr. Alberto Tapadinhas de Assunção subiu ao palco para, comovido, mas com muita serenidade e firmeza, agradecer a homenagem, dizendo: agradeço a todos esta manifestação de afecto pois o afecto é uma das razões que me prende à vida, tudo o mais que aqui foi dito, certamente não mereço.

Alenquer, 99.12.20



Lena Monteiro

©Lena Monteiro (1999)
Técnica da Biblioteca Municipal de Alenquer
in Jornal D’Alenquer, 1 de Fevereiro de 2000, p. 12



Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s