II Colóquio sobre Educação

· AMIGOS
Autores

No Fórum Romeira, em Alenquer

II Colóquio sobre Educação

Muitas questões colocadas pela assistência aos oradores, sintoma inequívoco que os temas aflorados vieram de encontro à expectativa geral.

Tem a Câmara Municipal de Alenquer, através do Pelouro da Educação, levado a cabo várias iniciativas nos domínios da educação e do ensino no Concelho, matéria que muito agrada a todos os agentes envolvidos no Sistema de Ensino, com particular incidência nas escolas, jardins-de-infância e nas comunidades educativas locais.

Com efeito, as recentes alterações verificadas no novo conceito de escola “enquanto comunidade educativa” e que envolve a colaboração responsável dos educadores, professores, alunos, auxiliares de acção educativa, encarregados de educação, pais, interesses sociais, económicos e autarquias locais, constitui um desafio a que não nos podemos alhear.

Para avalizar o que se referiu, a Câmara Municipal de Alenquer, através do Pelouro da Educação, promoveu o II Colóquio sobre educação, subordinado ao tema “A ESCOLA A APRENDER”, no Fórum Romeira, nos dias 17 e 18 de Janeiro de 2000, com o objectivo de promover um espaço de intercâmbio de conhecimentos e experiências entre os professores dos vários graus de ensino e educadores de infância que, até então, se encontravam distribuídos pelos seus próprios espaços mas que, por força de razões pedagógicas e de implementação de Projectos Educativos abrangentes a todos os graus de ensino, terão que comungar em novas tarefas com vista ao sucesso e perfeita integração dos alunos rumo à cidadania.

O Colóquio contou com a presença, na sessão de abertura, do Secretário de Estado da Administração Educativa, Professor Doutor Augusto Santos Silva que salientou a necessidade de reforçar a centralidade educativa da Escola, enquanto organização, para a qual confluem agora interesses diversificados que é preciso saber articular e gerir, multiplicando e melhorando os meios indispensáveis à aquisição do acto de aprender.

O Dr. Jorge Lemos, Adjunto da Secretária de Estado da Educação e Inovação, evidenciou as questões relativas à organização do parque escolar, nomeadamente, no que diz respeito ao reordenamento jurídico e seu impacte na formação de professores e no modo como a escola se organiza, pedagógica e financeiramente, com vista à promoção do sucesso educativo dos seus alunos.

Foram apresentadas diferentes culturas organizacionais por professores que integram Comissões Executivas Instaladoras de Associações de Escolas (a nível vertical e horizontal), como prevê o novo modelo de Autonomia e Gestão de Escolas, instituído pelo Decreto-Lei nº 115/A.

Debateram-se ainda questões relacionadas com a temática da Educação para a Cidadania e da Prevenção Primária, evidenciando-se a necessidade de articular esforços no sentido de uma definição de acção coerente e continuada que promova comportamentos saudáveis e minimize os riscos de exclusão social e educativa quando a escola deve privilegiar a inclusão.~

No segundo dia de trabalhos, coube ao Dr. José Morgado e ao Dr. David Rodrigues abordar questões relativas à Escola Inclusiva, centrando as suas intervenções em aspectos tais como estruturas curriculares, metodologias diferenciadas e desenvolvimento profissional dos educadores, quer professores, quer educadores.

A todas as intervenções referidas corresponderam muitas questões colocadas pela assistência aos oradores, sintoma inequívoco que os temas aflorados vieram de encontro à expectativa geral.

O Sr. Director Regional de Educação de Lisboa encerrou os trabalhos salientando a pertinência de acções no âmbito da educação, felicitando a autarquia e apelando para a continuidade do projecto.


Nota: Agradece-se a colaboração prestada pela Sr.ª Professora Ana Luísa.


Tapadinhas_Assunção

©A. T. Assunção (2000)
licenciado em Administração e Gestão Escolar
in Jornal D’Alenquer, 1 de Fevereiro de 2000, p. 7

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s