Oeste vai ter o primeiro Congresso

· Notícias Locais
Autores

Oeste vai ter o primeiro Congresso

Jacinto Leandro pretende que este seja um congresso
do Oeste, pelo Oeste e para o Oeste


Oeste vai ter o primeiro congresso

Oeste vai ter o primeiro congresso

O 1º. Congresso do Oeste foi apresentado no passado dia 10 de Fevereiro em Óbidos, na Casa da Música. Vai ter lugar nos próximos dias 28 e 29 de Abril, no Parque Regional de Exposições de Torres Vedras e terá na Comissão de Honra os Senhores Presidente da República, Primeiro Ministro, Governador Civil de Lisboa e todos os Presidentes das Câmaras Municipais do Oeste.

Nas palavras do Dr. Jacinto Leandro, Presidente da ADRO-Agência Regional da Região Oeste, este 1º. Congresso é também o primeiro passo para uma nova forma de organizar a região. Pretende-se dar voz à região, afirmando a sua cultura e a sua identidade, constituindo-se para tal grupos de trabalho sectoriais, que pretendam manter para o futuro uma matriz organizacional. A qualificação dos recursos humanos pela ligação estreita das universidades ao mundo empresarial, com a concretização do Parque Tecnológico do Oeste, e o futuro Aeroporto da Ota são outras realidades para as quais a região tem que começar a preparar-se. A organização da estrutura produtiva e o apoio à internacionalização da região são pontos também interessantes. Por fim o ornamento e qualificação do território oestino encerra os quatro aspectos que lhe parecem fundamentais e que irão estar na base das discussões deste Congresso. Jacinto Leandro pretende que este seja um congresso do Oeste, pelo Oeste e para o Oeste.

Por sua vez, o Dr. António Carneiro, Presidente da RTO-Região de Turismo do Oeste, considera o Oeste com aptidões para ser a Califórnia de Portugal, mas se as potencialidades não forem desenvolvida não se provoca riqueza. Considera o desenvolvimento da região, a regra base para combater a globalização. Tem como preocupação que não se crie nada que divida o Oeste, mas sim que o una.




Hernâni de Lemos Figueiredo


©Hernâni de Lemos Figueiredo (2000)
director do Jornal D’Alenquer
in Jornal D’Alenquer, 1 de Março de 2000, p. 6

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s