3º Festival de Animação Infantil

· AMIGOS
Autores

3º Festival de Animação Infantil

Os objectivos do Festival foram plenamente alcançados, pois conseguiu-se juntar, com êxito, o aspecto lúdico e pedagógico e, ainda ser fonte de inspiração para as crianças e para a organização das futuras Feiras Infantis, que são a base destes Festivais

Festival-Infantil_2

De 20 a 25 do passado mês de Março, decorreu no Fórum Romeira, o 3º Festival de Animação Infantil, para as crianças dos 3 aos 11 anos de idade, com a organização da Câmara Municipal de Alenquer.

O Festival consistiu na demonstração das mais diversas formas de arte, como o ballet, o teatro, a música e o circo. Os diversos espaços tinham os cenários específicos a cada uma das participações de onde podemos destacar o Instituto de Ciências Educativas, os alunos da Escola do Chapitô, com um atelier de malabares e equilibristas, o Grupo de Teatro Joana, o Mestre Filipe, no Palácio das Marionetas e um magnifico Quarteto de Cordas.

Com o período de funcionamento só pela manhã, as crianças vindas das diversas escolas do nosso Concelho eram rotativamente distribuídas pelos diversos espaços. Houve o cuidado de não misturar actividades que pudessem perturbar a evolução de cada uma, de manter o efeito surpresa, alternando anualmente a localização das diversas áreas e eliminar, o mais possível, os “espaços inactivos”, como por exemplo: com uma pequena discoteca.

Na inauguração, estiveram presentes diversas individualidades, não só locais, como um representante do Instituto Piaget que reconheceu o valor e a qualidades deste Festival.

Á conversa com o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Alenquer, foi-nos transmitida a sua grande satisfação em ver, ano após ano, o bom efeito que estas iniciativas têm nas crianças.

Em jeito de conclusão e conversando com o Sr. Vereador Maurício, foi-nos reiterado que nada tinha sido deixado ao acaso, para que as crianças sentissem todo este espaço como seu. Que os objectivos do Festival tinham sido plenamente alcançados, pois conseguiu-se juntar com êxito, o aspecto lúdico e pedagógico e ainda ser fonte de inspiração para as crianças e para a organização das futuras Feiras Infantis, que são a base destes Festivais.

O último dia, como esteve aberto ao público, foi aproveitado por adultos e crianças para partilharem o espaço do Festival.


Vanda-Sousa



©Vanda Garcês de Sousa (2000)
in Jornal D’Alenquer, 1 de Abril de 2000, p. 40

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s