“Raios de Juventude” de Meca

· AMIGOS
Autores

Março, mês do Teatro

“Raios de Juventude” de Meca

"O Gato", pelo Grupo de Teatro Raios de Juventude, de Meca

“O Gato”, pelo Grupo de Teatro Raios de Juventude, de Meca

Actuações:

    Dia 04 – União Recreativa do PROGRESSO DE Parreiras
    Dia 11 – Associação Recreativa Cultural de Casais Brancos
    Dia 18 – Associação Recreativa da Pocariça
    Dia 19 – União Desportiva Cultural de Casais Novos
    Dia 25 – Rancho Folclórico “Os Malmequeres do Fiandal”

Havendo muitos jovens nos lugares de Meca, Catém, São Brás e Casal Monteiro, surgiu a ideia de formar um Grupo de Jovens onde se fomentasse o convívio e amizade entre todos. Em 22 de Setembro de 1997, tivemos o nosso primeiro encontro onde compareceram cerca de 30 jovens, com idades compreendidas entre os 14 e 30 anos e foi decidido que o grupo se denominava “Raios de Juventude”, um nome que tinha como base o Sol, que significa luz e os seus Raios os jovens. A partir dessa data começamos a pensar em actividades que desenvolvessem o espírito e a amizade de grupo.

Em Novembro desse mesmo ano, realizamos a nosso primeira actividade em Meca, que foi uma Gincana para começar a haver uma relação entre os jovens e a comunidade da Freguesia. Nessa altura houve a necessidade de iniciar um projecto, em que todos desempenhassem uma função, para não criar desmotivação. Foi aí que surgiu a ideia de uma peça de Teatro. Ensaiamos então “A Maluquinha de Arroios” da autoria de André Brum, que teve a sua estreia em 8 de Março de 1998, no Fórum Romeira. Nesse mesmo ano, para lembrar o Dia Mundial da Criança realizamos em Meca o “I Festival da Canção Infantil” onde participaram todas as crianças das Escolas Pré-Primárias e Primárias da Freguesia e que se repetiu no ano de 1999.

Tendo como objectivo a solidariedade, surgiu a ideia de explorarmos um bar na Festa de Stª Quitéria de Meca, em que os lucros reverteram a favor de instituições de crianças deficientes e abandonadas (1998, 1999). Todos os anos no Natal, o grupo gosta de visitar alguns lares do Concelho, tendo como finalidade de desejar um Feliz Natal a todos os idosos que lá vivem e ofertar um cabaz de recheado com donativos dos membros do Grupo.

Em 1999 iniciamos os ensaios de uma nova peça de Teatro intitulada “O Gato” de Henrique Santana, que teve a sua estreia em Março de 1999, no âmbito do “Março, Mês do Teatro”. Este ano o grupo “Raios de Juventude” teve o prazer de ser mais uma vez convidado para integrar o “Março, Mês do Teatro”, onde representamos novamente a peça “O Gato”, havendo algumas alterações no guarda-roupa. Passado este tempo, temos a felicidade do grupo “Raios de Juventude” ter quase a totalidade dos elementos com que iniciou em 1997.

“Março, Mês do Teatro” para o Grupo de Jovens “Raios de Juventude” de Meca, foi como que o abrir de uma porta, tanto para os Grupos de Teatro como para quem teve o privilégio de os ver.
Ao mesmo tempo para os pais, pois puderam ver em “acção” os seus “rebentos”.

Porque de um Grupo de Jovens se trata, foi com alguma dificuldade que conseguimos apresentar a peça ”O GATO”, devido à maioria dos jovens serem estudantes/trabalhadores. No nosso caso, dado que somos amadores, a realização do projecto foi totalmente “artesanal”, desde o guarda-roupa, iluminação, som, etc. Mas, como se diz a dado passo na Peça que representamos, “Com muita fé, muito trabalho tudo se consegue”, foi com base nesta máxima que conseguimos levar a cena a dita peça.

Para o futuro, gostaria que a Câmara e não só (Juntas de freguesia, Colectividades), continuassem com este projecto tão importante quanto necessário, porque as gentes do Concelho agradecem.

Grupo de Teatro Raios de Juventude, de Meca:




Pedro Pires 2



©Pedro Pires (2000)
in Jornal D’Alenquer, 1 de Abril de 2000, p. 19

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s