AERLIS: “Cerimónia de lançamento da primeira pedra do Pólo Técnico do Carregado”

· AMIGOS
Autores

AERLIS

“Cerimónia de lançamento da primeira pedra do Pólo Técnico do Carregado”

ARLIS_01

No passado dia 6 de Abril foi lançada a primeira pedra do Pólo Técnico do Carregado, situado no centro da área urbana da Urbanização Industrial da Torre.

A concepção deste projecto foi elaborada a partir do Programa Preliminar (Estudo Prévio), aprovado pela AERLIS (Associação Empresarial da Região de Lisboa) e apresentado à Câmara Municipal de Alenquer.

Com inauguração em Outubro de 2000, pretende-se que este edifício, orçado em 150 mil contos, e com área total de 1.064 m2, simbolize pela forma e tipologia de fachada as três grandes áreas e actividade produtiva: comércio, indústria e serviços, a que pertencem a grande maioria dos empresários associados da AERLIS. O uso é predominantemente terciário, estabelecendo-se em projecto a seguinte ocupação:

    Piso 1 – Piso destinado à recepção / apoio administrativo, salão de exposições / actividades, salas de formação e bar.
    Piso 2 – Piso destinado unicamente a salas de formação e respectivos apoios.
    Piso 3 – Piso destinado aos gabinetes de trabalho e direcção deste Polo da AERLIS.

Na cerimónia de lançamento estiveram presentes Teresa Janz Guerra, Presidente da AERLIS; Álvaro Pedro, Presidente da Câmara Municipal de Alenquer; Comendador Rocha de Matos, Presidente da AIP (Associado Industrial Portuguesa); António José Lourenço Viçoso, Vice-Presidente da AERLIS e Dr. Mariano dos Santos, Director Regional da Economia.

Teresa Janz Guerra, Presidente da AERLIS.
ARLIS_o2_Teresa-Guerra“Vamos construir a nossa casa e a casa dos empresários”.
Nesta cerimónia foi relançada a importância do associativismo e, como afirmou Teresa Janz Guerra “juntos temos um determinado valor, separados o nosso valor reduz-se a muito pouco” e com este empreendimento “vamos construir a nossa casa e a casa dos empresários”. Sublinhando que são essenciais as parcerias com o poder local, salientou que desenvolvimento da região não pode ser feito só pelos empresários, contamos com a colaboração do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Alenquer e da sua vereação” e que sem essa colaboração, o trabalho já realizado “não teria sido possível”.

Álvaro Pedro, Presidente da Câmara Municipal de Alenquer
ARLIS_3_Álvaro_Pedro“Os interesses do Concelho estão sempre acima dos interesses pessoais”.
“As dúvidas que houve na altura, por causa dos problemas que houve com os terrenos” não impediram a Câmara Municipal de Alenquer de aceitar parceria com a AERLIS. Álvaro Pedro refere que “os interesses do Concelho estão sempre acima dos interesses pessoais” e que essa tem sido a sua “doutrina”. Não nega que esta parceria “veio em boa hora” e sente-se orgulhoso que “a Câmara receba a AERLIS”. Sublinhando que todo este projecto foi “a pensar no apoio que todo este Pólox\ pode dar aos empresários” e na “formação dos jovens”.

António José Lourenço Viçoso, Vice-Presidente da AERLIS
ARLIS_4_Antonio_Vicoso“Este Pólo seja um orgulho para as forças políticas”
António Viçoso Afirmou que esta cerimónia tem um grande valor para si, pois “desde 1975 existe o desejo de fazer na área um clube de empresários” e tem “desde essa data tal esperança”. Salientou o desejo de que “este Pólo seja um orgulho para as forças políticas” e que irão “desfrutar de dias mais felizes”, pelos trabalhadores que irão “dinamizar”.

Mariano dos Santos, Director Regional da Economia
ARLIS_5_Mariano“Este Pólo poderá constituir uma pedra essencial no desenvolvimento da região”
Mariano dos Santos esteve nesta cerimónia em representação do Ministério da Economia. Considerando “esta iniciativa como a capacidade do associativismo regional”, referiu que “no âmbito dos programas de incentivos e do Quadro Comunitário de Apoio não há dúvida que o Ministério da Economia faz um assento muito particular nos factores dinamizadores de competitividade”, não tendo dúvidas de que “este Polo poderá constituir uma pedra essencial no desenvolvimento da região”. Reconheceu o papel fundamental da Câmara Municipal de Alenquer e na forma como tem acarinhado este processo, tendo dado “um contributo extremamente importante”. O Ministério da Economia deseja “acentuar as parcerias que se têm desenvolvido entre autarquias locais, os empresários e o associativismo empresarial”, considerando “um dos motores de desenvolvimento das regiões”. Este representante do governo assegurou que “a vitalidade, a eficiência e o dinamismo da AERLIS demonstram claramente a sua capacidade de participar nestes desafios” e que a sua missão é “o desenvolvimento empresarial em Portugal”

Jorge Rocha de Matos, Presidente da Associação Industrial Portuguesa
Museu_Rocha-de-Matos“O objectivo dos dirigentes associativos deve ser apoiar as empresas”
O apoio ao tecido empresarial que a AERLIS pode dar ao Concelho de Alenquer, foi uma das questões salientadas pelo presidente da AIP. Acredita que “o associativismo é quase como um sacerdócio, relativamente às pessoas”, e que a AERLIS “deve ser algo à disposição das empresas” e que “o objectivo dos dirigentes associativos deve ser apoiar as empresas, criando-lhes todas as condições”. O presidente da AIP reconheceu o papel desempenhado pela AERLIS e que “esta infra-estrutura vai contribuir de forma activa para a modernização e apoio do tecido empresarial do Concelho de Alenquer”.

José Manuel Guiomar, Vereador do Pelouro da Protecção Civil
Manuel-J-Guiomar_100“Este Pólo tem de ser virado também para a cultura do próprio Concelho”
Tem uma ideia muito própria sobre estes Pólos, que para “além de serem um apoio ao empresários, poderão ser também de desenvolvimento da própria cultura onde estão instalados”, por esse motivo apoiou a sua localização. Além disso “ este Pólo tem de ser virado também para a cultura do próprio Concelho” e ser aproveitado pela comunidade ali existente.

José Manuel Catarino, Vereador da CDU
Catarino_p“É importante para o tecido empresarial ter aqui um centro de apoio e formação”
Esclareceu que sempre esteve de acordo com a construção deste Pólo, pois de outra forma “não teria votado favoravelmente a cedência deste terreno à AERLIS”. Referiu ainda que “é importante para o tecido empresarial ter aqui um centro de apoio e formação”.

Arsénio Assunção Carvalho, Presidente da Junta da Freguesia do Carregado
AERLIS_09_Arsenio-Carvalho_p“É positivo para a freguesia e para o Concelho”
A freguesia do Carregado acolheu este Pólo, pensando nos empresários do Concelho de Alenquer e concelhos limítrofes. O presidente desta freguesia pensa “ser positivo para a freguesia e para o Concelho”.

Pe Jaime Pereira da Silva, Pároco da Freguesia do Carregado
Pe-Jaime“Um elemento dinamizador desta região”
“Pelos poucos conhecimentos” que tem sobre a matéria, o Padre Jaime acredita que o Polo que irá ser construído no Carregado “seja um elemento dinamizador desta região”.



Manuel da Graça, empresário
ARLIS_11_Manuel-Graca“É uma obra belíssima”
Na sua opinião “esta é uma obra belíssima e de bastante utilidade para os industriais de todo o Concelho e Concelhos limítrofes”, revelando-se muito satisfeito.



Carlos Nogueira, Jornal Nova Verdade
ARLIS_12_Carlos-Nogueira“Este Pólo vai apoiar e ser necessário aos empresários”
Salientou a importância deste Pólo “na medida em que está a verificar-se uma concentração industrial de crescimento muito rápido, devido à Expo’98, ao Campera e à vinda do aeroporto para esta zona”, numa área que estava por explorar. Na sua opinião “este Pólo vai apoiar e vai ser necessário para os empresários, com serviços que eles possam utilizar”.


Magda-Carvalho


Magda Carvalho (2000)
in Jornal D’Alenquer, 1 de Maio de 2000, p. 17

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s