Feira da Ascensão: O grande desafio

· Diversos, OPINIÃO
Autores

Feira da Ascensão

O grande desafio

Mais uma vez vai ter lugar a Feira da Ascensão, este ano a XIX edição. No início era uma feira caseira mas as constantes mutações do nosso concelho, trouxeram novas exigências de qualidade. No entanto, a evolução, estamos crentes, ainda está no início.

Não devemos ignorar a nova situação político-económica: estarmos englobados na zona denominada “região oeste”; a construção do novo Aeroporto Internacional de Lisboa em Ota e a inevitável e apregoada “globalização dos mercados”.

O que até agora é somente “uma amostra das principais potencialidades empresariais, associativas, culturais e recreativas do concelho de Alenquer”, no futuro para ter viabilidade, deverá passar a ser “também” no lugar de sê-lo “somente”. A Feira da Ascensão terá que se tornar num importante evento para a região Oeste. Mas para ser uma realidade, muita coisa terá de mudar. Terão de ser adquiridas novas especializações, formar novas mentalidades. E para isso acontecer, é preciso investir muito e bem. Se não forem os alenquerenses a aproveitar esta onda gigantesca que se está a formar, outros o farão. Perderemos o comboio e nem será bom pensar nas consequências.

Existe um amplo consenso em torno da intensa e rápida transformação que se vem produzindo na economia mundial. A internacionalização e a globalização dos mercados, a crescente inovação tecnológica e a indispensável inteligência da actividade empresarial, irão dar lugar, nas próximas décadas, a um acréscimo económico na região oeste que terá poucas semelhanças com o passado recente. Aí, a Feira da Ascensão poderá ser a porta de entrada para a região: tanto para quem aterrar na Ota, como para quem chegar de Lisboa, do Algarve ou de Espanha.

Serão necessárias as indispensáveis parcerias com a RTO-Região de Turismo do Oeste e com a ADRO-Agência para o Desenvolvimento Regional do Oeste. A própria ACICA-Associação Comercial e Industrial do Concelho de Alenquer deverá ter um papel preponderante na elaboração deste certame.

Vem aí milhões de contos para ajudar os portugueses. Pelos vistos vamos ter o dinheiro para fazer muitas coisas. Agora só falta o mais difícil: saber gastá-lo bem…

Está na hora da modernização. Assim haja vontade política de dar o salto.


VER TAMBÉM;

Feira da Ascensão (Memorial)
Feira da Ascensão (Actividades Económicas)
Feira da Ascensão (Um relance histórico de Alenquer)
XIX Feira da Ascensão (Álvaro Pedro, Presidente da Câmara Municipal de Alenquer)
XIX Feira da Ascensão (Luís Rema, Vereador das Feiras da Câmara Municipal de Alenquer)
XIX Feira da Ascensão (Vladimiro de Matos, Presidente da Direcção da ACICA)



Hernâni de Lemos Figueiredo


©Hernâni de Lemos Figueiredo (2000)
director do Jornal D’Alenquer
in Jornal D’Alenquer, 1 de Junho de 2000, p. 22

1 Comentário

Comments RSS

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s