Crónica Filatélica: Camões e a Filatelia Alenquerense

· AMIGOS
Autores

Filatelia-e-Numismatica


Crónica Filatélica

Camões e a Filatelia Alenquerense
Filatelia-1

Há bem pouco tempo, num noticiário de uma das nossas televisões, foi-me dado ouvir o Prof. Hermano Saraiva falar sobre as pretensas naturalidades do grande épico e fê-lo desvalorizando sucessivamente “candidaturas” como as de uma pequena terra nortenha cujo nome não recordo, Constância, Coimbra, Santarém ou Lisboa, argumentando na base do que o poeta deixou escrito, para terminar dizendo “ternura, ternura manifestou ele por Alenquer”.

Será Alenquer a “pátria” de Camões ? Polémica velha e relha sem desfecho previsível. Mas que laços fortes tinha ele com a nossa Vila. isso ninguém pode desmentir, razão mais que suficiente para não baixarmos os braços e erguermos também nós o pendão de terra de Camões.

E foi por isso mesmo que em 1 de Novembro de 1973 ao realizar-se a II Mostra Filatélica de Alenquer no Sporting local, os organizadores da mesma entenderam efectuá-la sob a égide da figura do grande poeta, com carimbo e sobrescrito comemorativos alusivos ao mesmo, desenhados pelo João Carvalho, infelizmente já desaparecido, o qual nos passou a “aturar” para estes desafios à sua veia artística pelo que e por isso também, o recordamos com saudade.

Nessa Mostra de grande nível, para além dos filatelistas alenquerenses, estiveram presentes outros (alguns hoje ainda no topo da nossa filatelia), com coleccções subordinadas à temática camoneana, as quais certamente constítuiram bem melhor lição do que a pastilha dos Lusíadas sem Canto Nono que nos era então dada a engolir no liceu: Dr.Eurico Cardoso (actual presidente do Clube F. de Lisboa), Pires dos Santos, José Curado, Leonardo Marques e os aveirenses Fernando Cardoso e D. Maria Helena Sá Reis.

Um nome num largo e um carimbo comemorativo, assim está por pagar a nossa dívida para com Camões. Não será tempo de a nossa gente do poder local, quando e onde oportuno se lembrar do poeta maior da nossa literatura?




Jose-Lourenco


©José Lourenço (2001)
Licenciado em Direito
in Jornal D’Alenquer, 1 de Outubro de 2001, p. 56

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s