Figura máxima dos estudos goesianos: Amadeu Torres vai ser homenageado

· JORNALISMO, Notícias Locais
Autores

Figura máxima dos estudos goesianos
Amadeu Torres vai ser homenageado

 

“Colegas e amigos portugueses, mas também a comunidade universitária de aquém e além fronteiras, vão aportar o melhor das suas investigações nas áreas em que o homenageado mais prestígio granjeou, quer como linguista quer como humanista”.

 
ATO Professor Amadeu Rodrigues Torres, figura máxima dos estudos goesianos, vai ser homenageado pelo Centro de Estudos Humanísticos da Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa, em Braga, por ocasião do seu 80º aniversário, com um colóquio internacional, nos dias 20 a 22 de Abril, subordinado ao tema “Gramática e Humanismo”, onde serão convidados, entre outros, conferencistas das Universidades de Salamanca, Salzburg, Porto, Brown, Oxford e Universidade do Minho.
As comunicações apresentadas serão distribuídas pelas áreas “Gramaticologia”, “História da Língua”, “Gramática do Português e das Línguas Clássicas”, “Legado Clássico na Literatura Renascentista”, “Filologia, Codicologia e Edição de Textos” e ”Retórica e Poética em Textos Clássicos e Renascentistas”.
Segundo o Professor Miguel António da Costa Gonçalves, coordenador desta efeméride, “o colóquio pretende plasmar o reconhecimento e o apreço pelo Professor Amadeu Torres mediante um encontro científico em que não só colegas e amigos portugueses mas também a comunidade universitária de aquém e além fronteiras aportem o melhor das suas investigações nas áreas em que o homenageado mais prestígio granjeou quer como linguista quer como humanista”.
No decorrer deste colóquio está prevista uma exposição bibliográfica sobre o homenageado, um jantar convívio e um sarau cultural.

 

in Jornal D’Alenquer, 1 de Abril de 2005, p. 17
©Hernâni de Lemos Figueiredo (2005)
director do Jornal D’Alenquer

 

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s