Apresentação do Banco Local de Voluntariado de Alenquer

· Notícias Locais
Autores

Banco Local de Voluntariado de Alenquer

Sessão de promoção do Voluntariado

Apresentação do Banco Voluntariado de Alenquer

Apresentação do Banco Local de Voluntariado de Alenquer

Teve lugar hoje, 9 de Março de 2009, pelas 14,30 horas, na sala Dr Teófilo Carvalho dos Santos, nos Paços do Concelho de Alenquer, uma sessão de sensibilização para promoção do Voluntariado Local, organizado pelo Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado e pela Câmara Municipal de Alenquer, pelouro da Acção Social. Pelo Conselho Nacional estiveram presentes Maria Elisa Borges, coordenadora do núcleo técnico de apoio ao CNPV, e Gabriela Dantas, técnica; pela Câmara de Alenquer, Jorge Riso, vice-presidente, e Cristina Rebelo, técnica.

Os técnicos do CNPV fizeram uma breve explicação do que é o voluntariado e da maneira que parte dele está organizado em Portugal, essencialmente àquele que está regulado pelo Conselho Nacional, disseminado através de bancos locais de voluntariado, à base de um por município.

A actividade de voluntariado, que tem de se revestida de interesse social e comunitário, pode ser desenvolvida nos domínios “Cívico”, “Acção social”, “Saúde”, “Educação”, “Ciência e cultura”, “Defesa do património e do ambiente”, “Defesa do consumidor”, “Cooperação para o desenvolvimento”, “Emprego e formação profissional”, “Reinserção profissional”, “Protecção civil”, “Desenvolvimento da vida associativa e da economia social” e “Promoção do património e da solidariedade social”.

Estará para muito breve (28 de Abril de 2009) a oficialização do Banco Local de Voluntariado de Alenquer, que se espera seja um espaço de encontro entre pessoas que expressem disponibilidade e vontade para serem voluntárias e entidades promotoras que reúnam condições para integrar voluntários e coordenar o exercício da sua actividade em vários domínios.

O BLV (Banco Local de Voluntariado) está a funcionar no Gabinete de Acção Social, da Câmara Municipal de Alenquer, na Casa da Torre, onde poderá ser contactado através do telefone 263 730 903 ou do e-mail bancovoluntariado@cm-alenquer.pt. A técnica responsável é a drª Cristina Rebelo.


Hernâni de Lemos Figueiredo

in Jornal D’Alenquer, 9 de Março de 2009 (22:00), on line
http://www.jornaldalenquer.com/
©Hernâni de Lemos Figueiredo (2009)
director do Jornal D’Alenquer

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s