Cantar e Pintar os Reis: Casal Monteiro cumpre a tradição

· Reportagens
Autores

Cantar e Pintar os Reis

Casal Monteiro cumpre a tradição

Dos muitos cantares de reis que ocorrem na parte alta do concelho de Alenquer na noite de 5 para 6 de janeiro, testemunhamos hoje a liturgia da “sociedade do Casal Monteiro”, tida como a mais persistente e a mais rigorosa na tradição, no local onde ela é celebrada com um cunho bem entusiasta por parte da população jovem.

O mau tempo chegou; há muito tempo. Nesta noite de 5 para 6 de janeiro, o frio que se sente é intenso e fino que nos corta até aos ossos; não há indumentária que resista. No serpenteado da estrada íngreme, o zoar acelerado do velhinho carro não nos deixa muito espaço para conversar. Com os faróis, sempre nos máximos, vai-nos mostrando a cada curva uma estrada que parece não levar a parte alguma. Finalmente, lá longe, umas quantas luzes indicam-nos o Casal Monteiro, a aldeia do concelho de Alenquer onde a tradição do “Cantar e Pintar os Reis” é levada muito a sério.

Casal Monteiro, onde o carrasco, a roselha, os lírios e as orquídeas lhe dão na Primavera uma opulência extraordinária de cores e perfumes, e onde a variedade de árvores fruteiras existente indicia alguma abundância, como a cerejeira, a macieira e a laranjeira, para além da videira, claro está, é um desses lugares privilegiados pela natureza. É um sítio aprazível onde a vegetação, o ar e a situação geográfica, tudo está numa harmonia agradável e cuidada, pois não há ali nada pomposo nem transcendente; mas há uma simetria de sons, de cores, de arrumação em tudo quanto se vê e sente, que não parece senão que a paz, a saúde, o sossego do espírito e a quietude do coração devem coabitar ali. Deve predominar ali um reinado de afectos e generosidades.

Subitamente, fomos surpreendidos por um uivar de lobos que fez vibrar o ar daqueles serros do Cabeço de Meca, e que nos obrigou a estremecer, pela surpresa, apesar de longínquos; pulava-nos o coração.

Reportagem Cantar os Reis

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s