Autárquicas 2013: 6 sondagens para a Câmara Municipal de Alenquer

· Notícias Locais, Políticos
Autores

Autárquicas 2013

6 sondagens para a Câmara Municipal de Alenquer

Quem gostaria de ver como próximo presidente da Câmara Municipal de Alenquer?

Autárquicas 2013 Alenquer
Pedro Folgado (PS), Nuno Coelho (CPNT), Carlos Areal (CDU) e João Hermínio (BE)

Eleições, ou o melhor, os períodos eleitorais, confesso que não são os momentos áureos da minha predilecção; estou sempre a desejar que o seu término chegue o mais rápido possível. Mas nem tudo é negativo neste período político; confesso que gosto de sondagens, sobretudo na Net e, normalmente, participo em todas que encontro.
É esquisito ter mais interesse pelas sondagens do que pelas eleições? Não. Porque ao contrário das eleições, acto sempre chato, moroso, repetitivo, e muitas vezes, de vencedor já conhecido, as sondagens são divertidas, porque muitas vezes indicam vencedores que só neste cenário o são. Por isso, as sondagens, pouca importância têm ou, quanto muito, têm menos do que aquela que nós lhe atribuímos. É o caso deste ciclo de sondagem dedicado ao período eleitoral autárquico de Alenquer, de 2013.

Mas será que este ciclo de sondagens quererá pronunciar alguma coisa? Não me parece, por duas razões: primeiro, porque o número expectável de votantes é muito pequeno em relação ao caderno eleitoral do concelho de Alenquer; segundo, porque nesta sondagem poderão votar todas as pessoas que quiserem fazê-lo, mesmo residindo fora da zona do concelho de Alenquer.

No entanto, estas sondagens proporcionarão aos “analistas” políticos, principalmente aos directórios das respectivas campanhas, uma ferramenta que eles não dispensarão, mesmo sabendo à partida que elas não pronunciam nada de concreto. Para aqueles analistas que, no entanto, acreditam no virtuosismo deste género de performance, a realização periódica de sondagens poderá ser um instrumento interessante de trabalho, pois permite uma avaliação e acompanhamento dos avanços e recuos da aceitação popular de cada candidato, informações valiosíssimas para o planeamento das actividades da campanha que resta.

MAPA DAS SONDAGENS:

    Primeira sondagem: 1-15 Julho (fecho automático)
    Segunda sondagen: 16-31 Julho (fecho automático)
    Terceira sondagem: 1 a 15 Agosto (fecho automático)
    Quarta sondagem: 16-31 Agosto (fecho automático)
    Quinta sondagen: 1-15 Setembro (fecho automático)
    Sexta sondagem: 16-28 Setembro (fecho automático)


SONDAGEM:
Que resposta à pergunta “Quem gostaria de ver como próximo presidência da Câmara de Alenquer, Pedro Folgado, Nuno Coelho, Carlos Areal ou João Hermínio?” (Os nomes estão ordenados consoante a sua apresentação pública). Aqui várias variáveis entram no julgamento popular para este inquérito, e segundo uma classificação que eu criei, elas poderão expressar-se pela seguinte ordem: primeiro, o candidato a presidente da câmara cada vez mais tem mais aceitação pública que a força política que o apoia, ao contrário do que aconteceu nos actos eleitorais anteriores; segundo, um factor novo, a equipa que acompanha o candidato é importante para a avaliação popular; terceiro, a força política que apoia o candidato está na cauda desta lista de preferências, ainda que consiga reunir um número muito significativo de apoiantes.

No final de cada período haverá comentários, com a indicação das percentagens acumuladas de cada candidatura.

1_Resultados_numeros+percentagens




Hernâni de Lemos Figueiredo


©Hernâni de Lemos Figueiredo (2000)
Programador Cultural
Alenquer, 1 de Julho de 2013

1 Comentário

Comments RSS
  1. Jorge Silva

    Porque tenho a certeza que Alenquer ( e Portugal tambem) bem o merece gostaria de ver como P. da Câmara um homem ou mulher SÉRIO/HONESTO de preferência fora dos partidos.

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 1.205 outros seguidores