Autárquicas 2013: A boa reputação e a boa equipa de Pedro Folgado estão a dar os primeiros resultados

· AMIGOS
Autores

Autárquicas 2013

Comentário aos resultados da 2.ª sondagem para a presidência da Câmara de Alenquer

A boa reputação e a boa equipa de Pedro Folgado estão a dar os primeiros resultados

Foi com muita surpresa que fui confrontado com os resultados desta segunda sondagem: começando pelo número de participantes e acabando no resultado.

Tal como previa no meu comentário anterior, o candidato Pedro Folgado iria subir os seus votos; mas fiquei realmente surpreendido. Numa volta que tive de dar pelo chamado alto concelho, em terras importantes como Olhalvo ou Merceana verifiquei a campanha de outdoors que por lá há. De facto, a campanha do PS está a exceder as expectativas quanto á sua imagem exterior. A boa reputação que o Pedro Folgado tem no concelho, mercê dos longos anos passados a dirigir a Escola Secundária, e a boa equipa que conseguiu reunir à sua volta estão a dar os primeiros resultados.

O candidato Nuno Coelho, apesar de todo o seu voluntarismo e capacidade de trabalho, vai sofrer a reacção natural que grande parte dos eleitores terá face à sua ligação aos partidos no poder. É um candidato que tem demonstrado uma vontade enorme para vir a dirigir os destinos do município (veja-se a sua candidatura em 2005, 2009 e 2013). Presumo que terá este ano o seu pior resultado, fruto da ligação ao actual governo.

Quanto aos dois restantes candidatos, nada me surpreende a sua fraca votação. O eleitorado tradicional comunista não esquece o actual vereador Catarino. Com todos os defeitos que lhe sejam imputados é um homem do povo, um terra-a-terra e sempre com intervenções muito fortes na Câmara. O candidato actual parece-me mais do estilo intelectual, portanto com menos hipóteses de ser apoiado.

O João Hermínio vai pagar a factura por se ter passado para o campo do adversário. Pode ter muito boas intenções, mas isso não chega: o “povão” não perdoa. Vai ser uma 2ª edição das eleições de 2009 em que o BE apresentou um candidato potencialmente muito forte, e foi o que se viu.

Presumo que vai ser o eclipse total na carreira política do João Hermínio. Não sou hipócrita. Muitas das pessoas sabem que trabalhei com ele na campanha de 2009. Considero-o como amigo. Mas, em política as amizades não podem confundir o discernimento.

Alenquer, 1/8/2013


Victor-Fernandes


Victor Fernandes (2013)
Business Controller

5 comentários

Comments RSS
  1. anonimo

    Boa tarde
    Haviam de ver a vergonha que foi o PS ter que fazer campanha politica na porta da festa de cabanas de chão, colocar lá uma carrinha mesmo á porta da festa em vez de ficarem bem na fotografia,ficaram foi muito mal.Que vergonha nem respeitam as festas da terra nem os municipes,que nestes dias podem se divertir e teém que levar com estes gajos.

  2. Eurico Borlido

    Pois é meu caro Victor Fernandes… O que me preocupa não é saber se as sondagens são ou não viciadas, se têem rigor científico, se alguns votam 30 vezes… O que me preocupa sinceramente é que alguém com responsabilidades políticas num passado bem recente se deixe ludibriar, enebriar e entusiasmar por uma sementeira intensiva, e por definição caríssima, de outdoors. E das duas uma: ou o candidato do PS PF não conhece o eleitorado, ou o eleitorado não conhece o candidato! Bem que gostaria de conhecer as ideias, os pensamentos, os projectos a estratégia de PF para o município de Alenquer, mesmo que diferentes dos outros candidatos! Mas um projecto e uma estratégia assentes num pensamento que conheçamos do passado. Quem é que já ouviu PF e a sua equipa defender e sustentar o que quer que fosse acerca do passado, do presente e do futuro de Alenquer? O seu silêncio, a sua indiferença e o seu compromisso com um passado e um presente de desastre tem sido ensurdecedor. Outros têem sido claros e persistentes nas suas convicções; progressivamente têem vindo a conquistar a confiança dos eleitores alenquerenses, porque reconhecem que é preciso mudar de rumo, escolher pessoas competentes e empenhadas em defender os reais interesses de Alenquer, mesmo que esses valores não estejam na moda, mesmo que a situação económica e social nacional castigue duramente muitos portugueses. O que está em causa neste momento é Alenquer e o seu futuro. Porque senão, o que pensar do governo do Sr Sócrates que em troca do aeroporto da Ota para Alcochete prometeu mundos e fundos para Alenquer e o que nos deixou foi uma mão cheia de nada? O que precisamos mesmo neste momento são ideias, projectos e estratégias claras para tirar Alenquer do marasmo a que 38 anos de desgovernação socialista nos conduziram… Com muitos dos que hoje virão com promessas de novas dinâmicas, novas equipas, mas que até hoje se têem remetido a um silêncio comprometido. Cada um terá direito à sua diferença, mas em política o direito à diferença implica ser diferente.Pois é, caro Victor, confundir outdoors com credibilidade e estratégia… é confundir a nuvem com Juno!

  3. Anónimo

    Em relação aos outros 2 candidatos….
    Carlos Areal concorre por um partido cujo eleitorado é extremamente fiel…
    Com pequenas variações de votação…
    Não restarão grandes duvidas que a CDU vai manter o seu eleitorado…
    João Herminio pode ser a grande surpresa…
    Para o bem ou para o mal…
    Apesar da tentativa doentia de descredibilização de que tem sido alvo, o candidato do BE tem algumas armas…
    é reconhecido no alto concelho, onde através do pelouro das colectividades tem chegado a muita gente…
    A nível de Câmara o pelouro das obras particulares fê-lo chegar a muitas pessoas, e na zona Alenquer – Carregado o Bloco não é tão inofensivo assim…
    Além disso e honra lhe seja feita, o Bloco apresenta o site mais bem conseguido de todos aqueles que concorrem ás eleições…
    por isso acredito num resultado “taco a taco” entre as duas principais forças em disputa, e não naquele que fruto de uma sondagem claramente “viciada” o meu amigo antevê…
    Cumprimentos

  4. Miguel Veiga

    Bom dia
    Lendo o seu artigo dá a impressão de que para Pedro Folgado e a sua equipa as eleições serão “favas contadas”.
    Nada mais errado…
    Basta ir a qualquer localidade do Concelho para constatar um facto…
    Ninguém conhece Pedro Folgado…
    Para além de um trabalho feito em escolas, não se reconhece qualquer outro feito extraordinário associado á equipa liderada por Pedro Folgado…
    O pouco reconhecimento no alto Concelho aliado aos fracos resultados eleitorais que por norma o PS tem nas zonas urbanas, pode levar ao contrário daquilo que o meu caro amigo preconiza…
    Além disso esta votação enferma de um grande erro…
    Ouvi pessoas ligadas ao Partido socialista gabarem-se de que tinham votado 30 vezes…
    E diziam isso com um sentimento algo vingativo…
    Como se quisessem marcar uma posição pela força…
    O próprio Hernâni assumiu que a votação está viciada…
    Por isso não funciona como barómetro da vontade de quem quer que seja, resultando apenas de um fanatismo político exacerbado e de um medo pavoroso de perder as eleições…
    Ao deslocar-me com familiares a uma festa do concelho mais “rural” apercebi-me de uma coisa…
    A equipa de Nuno Coelho e Zé Augusto Nuno em questão de popularidade dá “dez a zero” á equipa do PS…
    Se isso se vai repercutir em votos, não sei….
    Mas não deixa de ser um bom indicador…
    Cumprimentos

  5. Anónimo

    Pelos vistos e segundo o seu artigo as pessoas votam em rostos espalhados e não em políticas alternativas. Respeitando o seu pensamento, mas digo-lhe com franqueza que as pessoas já não se deixam enganar como anteriormente e se passar nas localidades e pare e fale com as população, vai ver que a opinião é justamente contrária ao que afirma. Quem decide as eleições não anda na escola e portanto a reputação escolar não basta. Por conseguinte os membros da equipa nada mostraram e não tem qualquer experiência de executivo. Há ainda, que dizer, que o Rui Costa é do CDS e isso, é que os Socialistas não perdoam…

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s