Autárquicas 2013: A entrevista de Pedro Folgado fala por si. Pior, seria pura coincidência…

· AMIGOS
Autores

Autárquicas 2013

Comentário aos resultados da 5.ª sondagem para a presidência da Câmara de Alenquer

A entrevista de Pedro Folgado fala por si: Pior, seria pura coincidência…

Hoje, escrevo mais uma vez no intuito de comentar a quinta sondagem/consulta, que a “Sala da Inquietação” está a levar a cabo no nosso Concelho de Alenquer.

A manter:
Tudo o que já anteriormente escrevi, sem retirar uma vírgula ou acrescentar um ponto. Foram muitas as mensagens de apoio e concordância que recebi e, também foram alguns, poucos os que discordaram da abordagem. Ainda bem que é assim. Cada uma delas fornece informação e ferramentas para que este quinto comentário seja ainda mais elucidativo, e esclarecedor, para uma decisão honesta, benéfica e apoiada por uma visão mais abrangente do que são os candidatos, o que são as suas ideias e programas, o que repetem entre si ou, o que dizem que vão fazer, sem saber sequer como.

A comentar:
Tudo o que nestas duas semanas se passou em prol da mudança que, dizem todos os candidatos, vão fazer.

Recebi os manifestos, os panfletos de propaganda (não vão além disso, propaganda), e os cumprimentos acompanhados do pedido de voto.

Li, ouvi as entrevistas, os manifestos gravados, as publicações nas redes sociais e os comentários que foram efetuados, a par com alguns que também fiz.

De todos eles pouco há a destacar, exceptuo o “quase plágio” de algumas ideias soltas e a dificuldade em perceber a diferença entre, as do PS e as do BE; só as distingo pelo número de folhas, o formato de distribuição e por as caras serem outras. Talvez por isso o BE tenha subido na sondagem, para mais de 9%, a ditar assim que lhe reconheceram as ideais, ou a mostrar-lhes que a “esquerda” do PS lhe deveria dar o voto. Pelos resultados da quinta sondagem parece que já começaram a fazê-lo.

Dos restantes, vemos que ainda não perderam a esperança, nem pararam de sonhar; mantêm a vontade, as ideias e o ideal. Ambos sobem nas sondagens, destacando a CDU que dá entre a primeira e esta quinta sondagem um salto significativo. Também este é um salto que mostra bem a esquerda PS a mudar o sentido de voto.

A coligação CPNT, matem-se estável nos resultados, o que obriga a que se tenham de empenhar mais na campanha, pois têm contra si factores que lhe são alheios e que, ao contrário do que diz alguma opinião pública, não são culpa deste governo mas do anterior, que nos levou a isto como todos sabemos. O sol não se pode tapar com uma peneira, e as pessoas sabem-no, embora lhes custe aceitar.

Saliento também duas leis que vão regularizar o poder autárquico. Elas fornecem ferramentas de controlo financeiro, mais democráticas e mais justas. Também responsabilizam aqueles que de ânimo leve pensam que depois de eleitos poderão fazer o que quiserem. São elas a lei 73/2013, a entrar em vigor no dia a seguir ás eleições do próximo dia 29 de Setembro, e a lei 75/2013 a entrar em vigor no dia um de Janeiro de 2014. Aconselho a que, pelo menos, os candidatos as leiam na integra.

Convido-vos, também, a darem uma vista de olhos à entrevista concedida pelo candidato do PS, Pedro Folgado, ao jornal “Valor Local. São 41 minutos de razões, que ele próprio dá aos eleitores, para não votarem nele; dar-lhe o voto é votar na continuidade que corrói há décadas, como o caruncho, o concelho por dentro. Mantendo o aspecto, e a forma exterior, que está tudo bem… mas, por dentro está gasto e desfeito, desmoronando-se a qualquer momento.

Agora é você quem decide. É você quem escolhe. Escolha mesmo, faça a sua própria escolha, não deixe que outros escolham por si. No dia 29 de Setembro vá votar.

Abrigada, 16 de Setembro de 2013


Inacio-Silva


©Inácio Silva (2013)
Fotógrafo


Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s